Passeio Pedestre

20 08 2009

Metropolitano-de-MirandelaFoto: Miguel Conde

Estimados(as) amigos(as)

Este mês propomos um passeio pedestre pela linha do Tua, a realizar no próximo sábado, dia 22 de Agosto de 2009, no qual o Movimento Cívico pela Linha do Tua estará presente. Neste dia fará um ano após o acidente na linha do Tua que teve um morto e várias dezenas de feridos. Passou um ano e ninguém foi responsabilizado. O acidente ocorreu dia 22 de Agosto de 2008 mas podia ter acontecido, mais tarde ou mais cedo, devido ao estado a que deixaram chegar a via que é da responsabilidade da REFER.

Por incúria e desleixo da REFER, o presente governo, em funções nos últimos 4 anos, fechou por tempo indeterminado as Linhas do Tua, Corgo e Tâmega, o que a adicionar a Linha do Sabor, significa que deixaram cortados por tempos indeterminados, da rede ferroviária nacional, a totalidade dos vales afluentes da margem direita do Douro.

As causas dos acidentes, nomeadamente o ocorrido no passado dia 22 de Agosto são claríssimas, sobretudo para um engenheiro civil (como a Sr.ª Secretária de Estado dos Transportes), e revoltam pelo desleixo e incompetência revelados pelos que têm como dever zelar pela segurança de pessoas e bens. Alguns são “membros eleitos” pelo contribuinte.

A linha do Tua recebeu no último ano cerca de 50 mil visitantes.

Comunicação ao país e passeio pedestre pela linha do Tua

09h30 – concentração junto a estação de comboio de Mirandela, rumo à estação de Abreiro/Vieiro

09h37 – partida em transporte próprio ou em transporte público (Metropolitano para o Cachão onde se embarca no transporte complementar)

10h30 – conferência de imprensa em jeito de denúncia dos responsáveis pela actual situação da linha do Tua. Intervenção breve de todos os colectivos representados, segundo estrutura definida

11h00 – início da marcha rumo a estação da Brunheda e romagem simbólica ao local do último acidente ocorrido na linha do Tua

13h00 – almoço volante

Não é necessário inscrição prévia. Leva câmara fotográfica, calçado confortável e água. Os artistas, jornalistas e fotógrafos serão brilhantemente recebidos!

um abraço!

(coagret.wordpress)


Ações

Information

2 responses

20 08 2009
Linha do Tua

“.. Sabia que… Sobre a Linha do Tua: -Começou a ser construída pela Companhia Nacional em 1884, sendo o troço Tua Mirandela inaugurado em 1887 pelo Rei D. Luís e a ligação a Bragança concluída em 1905. -É a segunda via estreita do pais a ser construída, muito antes das linhas do Corgo, Tâmega ou Vouga, e contemporânea das ligações internacionais de Barca d’Alva, Valença ou ramal de Cáceres. Inclui o maior edifício de estação de Via estreita, em Mirandela, e a estação a maior altitude (850m), em Santa Comba de Rossas. -Transportou em 1992 mais de 130000 passageiros (antes do encerramento temporário Mirandela – Bragança) e em 2006 mais de 60000, apesar dos horários desajustados e das deficientes condições do serviço. Os custos da operação desta linha por passageiro são muito inferiores a outras redes de transporte público em Portugal, nomeadamente Metros de Lisboa e Porto, Carris, STCP e muitas outras linhas regionais CP.”

27 08 2009
Jorge Delfim

Foi com enorme prazer que participei nesta iniciativa, lutando por uma boa causa, defendendo a linha do Tua, não esquecendo as vitimas dos acidentes que aconteceram,talvez devido ao mau estado em que se encontra a linha (travessas podres; parafusos soltos e carris gastos, etc…)
Tive o privilegio de conhecer pessoas que até aqui apenas conhecia pelo nome representando as entidades participantes bem como outros participantes Foi um prazer ter conhecido todos os participantes e ter caminhado com eles em defesa deste rico patrimonio que é a linha do Tua, contra assim à construção de uma barragem, que penso eu não irá trazer grandes beneficios para a região, irá sim é acabar com a linda paisagem envolvente ao rio Tua e algumas especies existentes neste rio.

Cumprimentos a todos os envolvidos nesta iniciativa.

Jorge Delfim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s