Conferência de imprensa sobre a Barragem do Tua em Foz Tua

29 12 2007

Exmos Senhores,

 

A Quercus-Núcleo de Vila Real irá em 31-12-2007 (segunda-feira) realizar, em conjunto com a COAGRET ( Coordenadora dos Afectados pelas Grandes Barragens e Transvases) e o NEPA-UTAD (Núcleo de Estudos para a Protacção Ambiental da UTAD), um conferência de imprensa junto à Foz do Tua, onde manisfestará o seu desarcordo relativamente à construção da barragem que se prevê para o local. As nossas razões são as seguintes:

 

  • Ocorrerão danos ecológicos consideráveis;
  • Deseparecerão explorações agrícolas de eleição (sobretudo vinha e olival);
  • Haverá danos irreparáveis ao património histórico e cultural, como seja a eliminação pura e simple da parte de um eixo de ligação ferroviário tão emblemático como a Linha do Tua, sendo que a parte a eliminar retira qualquer possibilidade de uma ligação do Nordeste Transmontano ao resto do país por linha férrea.
  • O Vale do Tua, talvez o mais belo de toda a região do Douro, património da humanidade como se sabe, não mais nos apresentará as suas deslumbrantes paisagens na zona afectada.
  • Os benefécios para a região, e mesmo para o país, que advirão da construção da barragem afiguram-se-nos demasiados escassos para contrapôr os efeitos negativos.

  

   Acresce o facto de a EDP ter já aberto um enorme estradão na margem direita do Tua, obra para a qual se desconhece qualquer autorização das autoridades competentes, só se justificando no âmbito de estratégias de facto consumado. Em devido tempo foi efectuada queixa sobre o assunto, mas o processo parece estar parado no CCRN, facto que nos levanta muita estranheza.

 

 

 O Comunicado de Imprensa pretende também alertar para este facto, quanto a nós muito grave. A conferência de imprensa ocorrerá às 10h30 junto da Estação Ferroviária do Tua (Linha do Douro). Esta coincidirá com um passeio até à margem esquerda do Tua. O grupo irá reunir-se na Régua, de onde seguirá em Comboio para a estação do Tua. Gostaríamos de contar com a colaboração da imprensa. Sugerindo que os senhores jornalistas que queiram comparecer se desloquem da mesma forma, podendo já ser trocadas algumas impressões no Comboio. 

 

Com os melhores cumprimentos,

P’lo Núcleo de Vila Real da Quercus

João Branco

Manuel Fernades

Sérgio Madeira 

——————————————-  

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Núcleo Regional de Vila Real

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s